A Psicomotricidade é uma ciência que estuda o movimento do ser humano. A Educação Psicomotora proporciona momentos sádicos para desenvolver e estimular a harmonia dos movimentos e a organização interna.
A visão da Psicomotricidade é uma concepção integral do ser humano: cognitivo (mental); emocional; motor.
As áreas Psicomotoras são:
Esquema e Imagem Corporal;
Tonicidade (tônus: hipotonicidade e hipertonicidade);
Equilibração (movimentos de equilíbrio está¡tico e dinâmico);
Ritmo; Noção Espaço-Temporal;
Praxia Global e Fina (coordenação motora ampla e fina);
Lateralização e Atenção/Concentração.
O Distúrbio de aprendizagem pode estar relacionado com uma ou mais áreas Psicomotoras não desenvolvidas e consolidadas. Por exemplo: Disgrafia (letra ilegível). Na maioria das vezes a criança que apresenta Disgrafia tem a área da consciência corporal não desenvolvida de forma adequada que está relaciona com o espaço e ritmo.
As mãos são produtoras de textos/escrita, ferramentas, brinquedos, etc. O ser humano produz com as mãos, um ato motor. Desta forma, a Imagem das mãos precisa estar registrada na nossa mente. Para desenvolver a consciência corporal especifica das mãos, temos alguns exemplos de propostas: pintar com as mãos usando tinta guache sem pincel; brincar na areia com água; fazer contorno das mãos no papel, entre outras.
A escrita está relacionada a área do lobo frontal do cérebro: planejamento de ação, movimento e pensamento abstrato. Para escrever, o indivíduo precisa ter controle da impulsividade, consciência corporal, dissociação dos membros (dedos, punho, braços e ombro), atenção e concentração, planejamento motor, todas são áreas Psicomotoras relacionadas a escrita (um ato de registro de nossos pensamentos/ideias).
Como pode observar, o ser humano é complexo. O seu processo de desenvolvimento necessita de estímulos para alcançar um bom desempenho motor. A epigenética que é uma área da neurociência estuda o quanto o meio ambiente (estímulos positivos e negativos) favorece ou não o desenvolvimento de uma criança. O estímulo proporcionado na terapia psicomotora ou educação psicomotora (na escola/instituições/ONGs) promove o desenvolvimento da criança de forma integral.
A educação psicomotora é preventiva em muitos casos que a criança poderia desenvolver uma dificuldade ou distúrbio de aprendizagem. Hoje em dia há muitos estudos sobre a intervenção precoce e a importância dos estímulos adequados na primeira infância.
Por Paula Abdo Psicomotricista – Psicopedagoga – Mediadora de PEI – Neuropsicopedagoga